O final de semana prolongado vai ser de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas, em Salvador e Região Metropolitana. A previsão é a mesma para as Regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul (veja mapas de previsão abaixo).
De acordo com o Boletim Meteorológico divulgado, hoje (11), pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (CEMBA/SRH), as condições de tempo na capital e nessas regiões continuam influenciadas pela umidade vinda do Oceano Atlântico. As chuvas fracas deverão ocorrer, principalmente, à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas devem variar entre 21ºC e 33ºC.
O CEMBA/SRH alerta que o mar ficará agitado em todo o litoral baiano. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas de até 2,5 metros. O meteorologista Heráclio Alves explica que, nessas condições, é preciso ter cuidado redobrado com as crianças. Ele lembra que os índices de radiação ultravioleta (IUV) chegaram à categoria extrema na Bahia, segundo tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os índices de radiação estão na categoria 11 e 12, em cidades como Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Lençóis, Piatã, Mucugê, Paulo Afonso, Juazeiro, Correntina, Barreiras e Formosa do Rio Preto.
O meteorologista explicou que os meses de agosto, setembro e outubro representam o período com menor cobertura de nebulosidade na Bahia (estação seca no Nordeste brasileiro), indicando maior incidência de Radiação Solar em todo o estado, pois as nuvens funcionam como um filtro natural da radiação. “A conseqüência disso é a elevação nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). A OMS recomenda que as pessoas não se exponham ao sol, principalmente ao meio-dia, que usem bonés, óculos escuros e protetor solar”, afirmou.
A recomendação deve ser levada em conta, sobretudo, pelas pessoas que moram nas regiões oeste, São Francisco, norte e nas faixas centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste da Bahia. Uma massa de ar mantém o céu claro, com poucas nuvens, e as temperaturas elevadas nessas regiões. Além do risco da radiação ultravioleta, os moradores dessas regiões devem ficar em alerta quanto ao risco de queimadas.
O CEMBA/SRH informa que a umidade do ar, com valores relativamente baixos, entre 20 e 35%, e as temperaturas máximas variando entre 32ºC e 36ºC, podem aumentar os riscos de focos de incêndio nessas regiões.
No feriadão, as menores temperaturas devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas chegando aos 17ºC. O céu nessas regiões deverá permanecer parcialmente nublado a claro durante o feriadão.