A umidade vinda do Oceano Atlântico deverá deixar o céu parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia neste final de semana em Salvador e Região Metropolitana. No domingo, as instabilidades atmosféricas devem diminuir no período da tarde e o céu poderá ficar claro. As temperaturas deverão variar entre 21ºC e 30ºC na capital baiana. A previsão foi divulgada ontem (4) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH).
Os ventos úmidos que vêm do Oceano também devem manter o tempo instável nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste da Bahia (veja abaixo mapas com imagens de satélite). Nessas regiões, o céu deverá ficar parcialmente nublado com chuvas, principalmente no período noturno e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas deverão variar entre 22 e 31ºC.
O mar deverá ficar calmo em toda a costa baiana. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas médias de 1,8 metros. Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, o céu deverá permanecer parcialmente nublado a claro, mas a ocorrência de chuvas fracas e isoladas não está descartada. Nessas regiões, deverão ser registradas as menores temperaturas do Estado nesse final de semana, com mínimas chegando aos 18ºC, especialmente nos locais mais altos.
A previsão é de calor e muito sol nas regiões Oeste e São Francisco. Uma massa de ar mantém o céu com poucas nuvens, temperaturas elevadas e umidade do ar com valores relativamente baixos nessas regiões no final de semana. Os menores índices de umidade relativa do ar devem ficar entre 40 e 50%, e as temperaturas devem ficar entre 30ºC e 35ºC. Este cenário indica que essas regiões apresentam os maiores riscos de ocorrência de focos de queimadas.
Os índices de radiação ultravioleta (IUV) chegaram à categoria extrema em várias cidades da Bahia de acordo com a tabela da Organização Mundial da Saúde (OMS). Levantamento feito pelo Cemba mostra que os índices chegarão às categorias 11 e 12 nesse final de semana, em cidades como Salvador, Feira de Santana, Mata de São João, Itacaré, Lençóis, Mucugê, Paulo Afonso, Juazeiro, Irecê, Barra, Ibotirama, Barreiras e Formosa do Rio Preto. (Ver tabela abaixo).
Em casos como esses, a Organização Mundial de Saúde recomenda cuidados redobrados com a pele e os olhos. Indica, por exemplo, que se evite exposição ao sol, principalmente ao meio-dia, e sugere uso de óculos escuros, bonés e protetor solar.
O meteorologista Ricardo Rodrigues explica que a elevação do índice de radiação é comum entre os meses de agosto e outubro, por esse ser o período com menor cobertura de nebulosidade na Bahia.“Esse é o período da estação seca no Nordeste brasileiro. As nuvens funcionam como um filtro natural da radiação ultravioleta, mas como a tendência é a de que o céu fique com poucas nuvens, maior deve ser a incidência de Radiação Solar. E isso vale para a Bahia toda, principalmente, a faixa centro-oeste do Estado”.
Ele explicou que, mesmo nos dias com céu nublado, a radiação continua intensa, pois parte da radiação ultravioleta que chega no topo da atmosfera consegue passar pelas nuvens atingindo a superfície da terra. “Isso explica porque muita gente que fica exposta ao sol fica vermelha mesmo com o tempo nublado. Acontece por causa da retenção das radiações ultravioleta e das ondas de calor. Recomenda-se, portanto, o uso de protetor solar”.