Empresa Cidadã. Essa foi a certificação concedida pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) à Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, hoje (25), no Teatro do Sesc, na Casa do Comércio. A delegada regional do Trabalho, Norma Nascimento, entregou o certificado ao presidente da empresa, Abelardo Oliveira, e aos representantes de mais 599 organizações públicas e privadas, que investem em programas de inclusão social no mercado de trabalho de jovens aprendizes e pessoas com deficiência.

A Embasa tem, atualmente, 190 jovens aprendizes trabalhando em serviços administrativos, na capital, e em serviços operacionais, no interior do estado, além de 74 pessoas com deficiência nos serviços administrativos e comerciais. Mantém ainda o projeto Jovem Aprendiz, que proporciona aos jovens, entre 14 e 24 anos, a inserção no mercado de trabalho por meio do aprendizado de serviços administrativos e operacionais. Os aprendizes são selecionados pelas Voluntárias Sociais da Bahia, pelo Senac ou Senai, parceiros da Embasa.

Atuando na empresa por dois anos, os beneficiados têm a carteira de trabalho assinada, remuneração mensal de um salário mínimo, auxílio transporte, fardamento e assistência médica. Além disso, realizam curso preparatório antes de começar a trabalhar na Embasa. Mais de 450 jovens passaram pelo programa – hoje existem 127 aprendizes na área administrativa (capital) e 63 na área operacional (capital e interior).

A empresa também investe na inclusão social de pessoas com deficiência, em parceria com o Centro de Surdos da Bahia – Cesba. O projeto Eficientes Especiais promove o treinamento de deficientes para atuar nas áreas comercial, de informática e documentação. Já foram incluídos no mercado de trabalho aproximadamente 320 eficientes especiais. Atualmente, 74 pessoas são beneficiadas pelo projeto.