A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), inicia amanhã (31), em Salvador, uma coleta de amostras de leite tipo longa vida. “É mais uma medida de precaução para tranqüilizar a população que está angustiada com as notícias sobre a mistura do leite de algumas marcas com soda cáustica e água oxigenada”, afirmou a diretora da Divisa, Ita de Cássia Cunha, confirmando que em toda a Bahia não foi constatado nenhum caso até agora.
Ita de Cássia explicou que as amostras serão encaminhadas para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Brotas. Além de Salvador, as coletas serão feitas, nesta primeira fase, nos municípios de Barreiras, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Em Salvador, os trabalhos serão iniciados pelos estabelecimentos do bairro do Comércio.
A coleta será feita pelas unidades de vigilâncias municipais com leites de todas as marcas e não apenas nos produtos das marcas Parmalat, Cau e Centenário, em que, em outros estados, foram constatados lotes misturados à soda cáustica e água oxigenada. A Sesab também já fez um alerta às Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e secretarias municipais de Saúde para interdição cautelar de lotes de leite tipo longa vida das três empresas.