As 15 crianças que estão internadas hoje (11) no Hospital Geral João Batista Caribé tiveram a comemoração do Dia das Crianças antecipada com a inauguração da brinquedoteca da unidade. Fruto de doações de médicos, enfermeiros, pessoal de apoio e da manutenção e amigos do hospital, o projeto foi concretizado em uma semana. “O espaço é pequeno, mas reúne muitas possibilidades e potencialidades para o desenvolvimento de trabalhos sérios e relevantes para as crianças e acompanhantes” disse emocionada a diretora Maria Letícia Carvalho.
Olga Tavares, mãe de Pamela Maria, de quase dois anos, falou pelos pais das crianças internadas, elogiando o corpo médico pela atenção que dá às crianças que ali permanecem. “Nós que entramos com nossos filhos doentes e saímos com eles curados, estamos emocionados. Não esperávamos uma festa tão cheia de calor humano”, afirmou.
A coordenadora do Serviço Social, Marta Araújo, explicou que a brinquedoteca é um projeto que envolve um conjunto de atividades lúdicas que propiciam o lazer das crianças e adolescentes internados nas unidades pediátricas. “Brincar é um direito de qualquer criança, inclusive daquela que se encontra hospitalizada. Além da doença, a imobilização a priva do comportamento mais típico: o brincar”, disse a coordenadora.
Desde 2005, o Ministério da Saúde determinou um prazo para que todos os hospitais que prestam atendimento pediátrico tenham um espaço destinado às crianças. “A brinquedoteca é para as crianças uma excelente ajuda na recuperação, é uma resposta mais rápida ao tratamento”, explicou Denise Andrade, diretora médica do Caribe.
O Hospital João Batista Caribé realizou, em setembro, 2.300 atendimentos em pediatria. Dispõe de uma enfermaria com 15 leitos para atendimento nessa especialidade. “Durante o mês passado, realizamos quase 11 mil atendimentos, em todas as especialidades”, contou Letícia Carvalho. O Caribé dispõe de 62 leitos e atende nas especialidades de pediatria, ginecologia/obstetrícia e clínica médica, além de urgência/emergência, sendo referência para todo o subúrbio ferroviário.