Pacientes mais idosos ou com dificuldades de locomoção, portadores de diabetes e hipertensão, serão os principais beneficiados pelo programa Medicamentos em Casa. A iniciativa, apresentada ontem (30), na Associação Bahiana de Medicina (ABM), por técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para representantes de entidades médicas, permitirá a entrega, em domicílio, de remédios de uso contínuo a esses pacientes.

Salvador, Madre de Deus, Camaçari e Lauro de Fretas são as cidades incluídas no projeto-piloto. A iniciativa poderá ser ampliada para atender a outras demandas de saúde, como o planejamento familiar.

No evento na ABM, a apresentação da proposta causou boa repercussão entre a classe médica. “Fiquei impressionado com a formatação do projeto e, se a cronologia preparada para as ações for atingida, será um benefício muito grande para a população e um ganho para o Estado porque haverá uma sensível redução no número de internações”, afirmou o médico José Márcio Maia, 1º secretário do Conselho Regional de Medicina (Cremeb).

Segundo ele, a entidade está sempre pronta para apoiar a Sesab em iniciativas dessa natureza. O programa foi apresentado pela superintendente de Assistência Farmacêutica, Insumos Estratégicos e Tecnologia em Saúde da Sesab, Gisélia Santana Santos, e pelo diretor de Assistência Farmacêutica, Lindemberg Assunção Costa. O superintendente de Assistência Integral à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Alfredo Boa Sorte, representou o secretário Jorge Solla.