Os instrutores do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) participaram, recentemente, do Fórum sobre Câncer de Pênis e Câncer de Próstata, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia, no Centro de Convenções da Bahia. O encontro serviu para enfatizar a importância da informação para a prevenção dessas doenças, bem como a necessidade de implementação de políticas de saúde voltadas para o homem.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, mobilizou enfermeiros do Programa Saúde da Família, que atuam na formação dos agentes comunitários, no sentido de ampliar o conhecimento sobre os dois tipos de câncer e possibilitar a incorporação dessas informações nos processos de formação dos agentes e demais profissionais de nível médio, que atuarão como multiplicadores dessas informações na comunidade.
No fórum, foi apresentado e distribuído, material informativo constando de folhetos e CD-ROM contendo aula explicativa, abordando os aspectos epidemiológicos, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas, direcionadas para os agentes comunitários, além de vídeo educativo para a população leiga no assunto. O material vem sendo utilizado nas campanhas de combate ao câncer de pênis, realizadas pela Sociedade Brasileira de Urologia.