O centro de Feira de Santana ficará mais seguro com a instalação de oito câmeras eletrônicas. Elas vão monitorar o eixo principal da Avenida Getúlio Vargas, a principal da cidade. A implantação do Sistema Experimental de Vigilância Eletrônica é fruto de um convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, afirmou que a ação é um exemplo de como a tecnologia está presente nos mais variados setores da sociedade. “Além de uma ferramenta essencial ao desenvolvimento e indispensável à economia moderna, a tecnologia pode e deve ser empregada para oferecer mais segurança ao cidadão”, disse.
Segundo o coronel Cláudio Brandão, diretor do Departamento de Pessoal da PM baiana e idealizador do projeto, o sistema vai funcionar em caráter experimental, com o acompanhamento de resultados. Ele explicou que até o final de novembro as câmeras já estejam instaladas.
Brandão informou que a idéia é combater e coibir crimes como furtos e roubos, assaltos e até a popular “saidinha bancária”, além de seqüestros relâmpagos no centro da cidade.
O coronel destacou que outro objetivo é deslocar para a periferia boa parte das viaturas policiais que hoje atuam no centro de Feira de Santana, que continuará sendo vigiado por policiais em motocicletas e por duplas de soldados.
As câmeras serão instaladas nas avenidas Getúlio Vargas, Senhor dos Passos, Maria Quitéria, João Durval e Sampaio e nas ruas Conselheiro Franco, Sales Barbosa e J.J. Seabra. Este trecho representa o centro financeiro e comercial da cidade.