Mais um segurança envolvido no assassinato do adolescente Iuri Gleidson Pereira Silva – crime ocorrido em 20 de maio do ano passado num trecho da rodovia BA-526 (CIA-Aeroporto) – foi preso por policiais da Delegacia de Homicídios (DH). Trata-se de José Aílton Nonato, capturado ontem (17), numa loja em Lauro de Freitas, onde trabalhava como vigilante. A prisão foi em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz Vilebaldo José de Feitas Pereira, da 1ª Vara do Júri.
Na presença de um promotor de Justiça, uma testemunha do homicídio reconheceu hoje, na DH, José Aílton como um dos ocupantes do veículo preto que abordou o garoto na orla marítima no dia anterior ao crime, seguindo com ele para um local desconhecido. Em 20 de maio, o corpo do garoto, de apenas 11 anos, foi localizado no Km 13 da estrada CIA-Aeroporto com um tiro de pistola 380 no ouvido esquerdo.
O segurança Rusival Cardoso (Orelha de Mico), apontado como o outro ocupante do automóvel, continua custodiado na DH. Carlos Moreira (Chaquila), capturado no último dia 4 em cumprimento a um mandado de prisão, foi liberado pela Justiça. A testemunha não reconheceu Dílton Nascimento como um dos participantes do assassinato e ele também foi liberado.
De acordo com a titular da DH, delegada Inalda Cavalcante, depoimentos de testemunhas possibilitaram a identificação dos envolvidos no crime, repassando informações sobre suas características físicas e os seus apelidos.
Instalada no Complexo Policial dos Barris a Delegacia de Homicídios recebe denúncias da comunidade através dos telefones 3117-6117 (SI) e 3117-6110 (Plantão Policial). “A identificação do denunciante é preservada, pois esses telefones não têm identificador de chamadas”, esclarece a delegada Inalda Cavalcante. A Central Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-000) é outra alternativa de contato telefônico do cidadão com a Polícia.