A intensificação das atividades de Polícia Judiciária, em Salvador e na Região Metropolitana, com ênfase na celeridade das investigações sobre crimes de homicídio, foi o principal enfoque do I Encontro dos Delegados Titulares do Departamento de Polícia Metropolitana, realizado, hoje (23), no auditório da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no Engenho Velho de Brotas.
Titulares das delegacias circunscricionais da capital e da RMS avaliaram o desempenho das suas respectivas unidades operacionais, visando à melhoria dos serviços prestados à comunidade. O delegado chefe, João Laranjeira, destacou a importância do planejamento nas ações desenvolvidas em suas áreas de atuação, “para o combate mais eficaz à criminalidade”.
O encontro teve, entre outros objetivos, o de integrar os órgãos das Polícias Civil e Técnica envolvidos na repressão aos crimes de homicídio, buscando reduzir as ocorrências, identificando os autores e, conseqüentemente, aumentando o índice de elucidação.
“Buscamos também estabelecer um canal de comunicação entre os diversos departamentos da Polícia Civil, visando a captar todas as informações disponíveis para uma maior eficiência das investigações policiais”, enfatizou Laranjeira, que reconheceu, “apesar de todas as dificuldades, o esforço desmedido feito pelos delegados, peritos, escrivães e agentes no enfrentamento com os bandidos, cada vez mais ousados”. Aberta às 9h, a reunião foi encerrada, no final da manhã, pelo delegado Ruy da Paz.
Participaram ainda do encontro, o corregedor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), perito Jorge Barreto, a coordenadora do Serviço Viver, Débora Cohim, e a titular da Delegacia de Homicídios (DH), Inalda Cavalcante, representando a diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida, delegada Martha Nunes.