A intensificação do trabalho investigativo da Delegacia de Homicídios tem permitido à Polícia Civil elucidar diversos crimes ocorridos recentemente em Salvador e na Região Metropolitana. Dentre os de maior repercussão está o assassinato da garota de programa Valdenize Lima de Jesus, em 30 de setembro, quando a Polícia prendeu seis pessoas envolvidas no crime, inclusive a sargento PM Doralice Alves Pereira, apontada como co-autora.
No bairro do Bonfim, os agentes da DH prenderam em flagrante no dia 16 de setembro o estudante de Direito Jardel da Pureza de Souza e o seu irmão Josafá, quando tentavam esconder o corpo da estudante de Psicologia Milena Bittencourt Pontes, namorada de Jardel e assassinada a facadas por ele.
Em 14 de setembro, Maria Tereza Conceição das Virgens também foi presa em flagrante, após ter matado o ex-namorado Erivélton de Jesus Silva com uma facada no pescoço, no bairro de São Cristóvão. Ela continua custodiada na Delegacia de Homicídios, cujos agentes do Serviço de Investigação também já identificaram a autoria dos assassinatos de Jardson dos Santos Marinho (Shakira) e sua esposa Jaqueline Maria Ferreira de Souza, crime ocorrido em 16 de setembro num cortiço na Rua do Julião, próximo ao Plano Inclinado Pilar.
E ontem, quando colhiam informações sobre dois assassinatos registrados na Gamboa de Baixo, na Avenida Contorno, investigadores da DH localizaram uma creche desativada há cinco meses, que servia como ponto de tráfico de drogas e armazenamento de munição. Marilene da Conceição Santana, que disse residir no imóvel, foi presa em flagrante com 200 gramas de maconha, um revólver calibre 38 e farta munição. O companheiro dela, Edimílson Oliveira Ribeiro, é apontado como o líder do tráfico no local e está foragido.
Subordinada ao Departamento de Crimes contra a Vida (DCCV), a Delegacia de Homicídios recebe denúncias da comunidade através dos telefones 3117-6117 (SI) e 3117-6110 (Plantão Policial). “A identificação do denunciante é preservada, pois esses telefones não têm identificador de chamadas”, esclarece a delegada Inalda Cavalcante. A Central Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-000) é outra alternativa de contato telefônico do cidadão com a Polícia.