A doméstica Gilza Fontes da Silva, de 54 anos, foi autuada em flagrante na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), nos Barris, depois de espancar o marido, o aposentado Carlos Afonso Leony, de 82 anos, usando um cabo de vassoura. O fato aconteceu na noite de ontem (2), no interior da casa de número 16 da Ladeira do Canto da Cruz, no bairro da Soledade, quando Gilza, embriagada, começou a discutir com o idoso por causa de um cachorro que havia danificado o seu chinelo.
Os gritos de Carlos Leony chamaram a atenção dos vizinhos, que tentaram socorrê-lo, mas foram impedidos por Gilza. Em visível estado de embriaguez, ela ameaçava quem tentasse entrar na casa para ajudar o aposentado. Somente hoje (3), pela manhã, com a chegada de policiais militares, Carlos Leony foi resgatado da residência. Depois de prestar depoimento na Deati, foi levado pelo filho para uma clínica particular, com hematomas em várias partes do corpo.
Em seu depoimento declarou que vinha sendo vítima de maus-tratos e agressões por parte de Gilza, principalmente quando ela estava alcoolizada. Segundo informou a delegada plantonista da Deati, Jacira Silvério do Nascimento, Gilza foi autuada por lesões corporais, crime previsto no artigo 129 ( Parágrafo 1º do Estatuto do Idoso) do Código Penal Brasileiro, cuja pena varia de um a cinco anos de prisão.
Desde que foi implantada, em 31 de julho do ano passado, a Deati já registrou 3,5 mil ocorrências, entre queixas e inquéritos. Os principais registros são de maus-tratos contra idosos, muitas vezes privados de alimentação, higiene e até mesmo agredidos ou mantidos em cárcere privado.