Destruição de 1 milhão 341 mil pés de maconha – quantidade base para a produção de 97 mil quilos da droga, cuja venda renderia ao tráfico um lucro aproximado de R$ 24 milhões. Este foi o saldo da Operação Sertão Livre II, que o Comando de Policiamento Especializado da PM realizou no período de 9 a 17 deste mês, na região norte do estado, a partir de Juazeiro, margeando todo o Rio São Francisco, inclusive suas ilhas fluviais, e englobando os municípios de Abaré, Curaçá e Chorrochó, Riacho Seco, Pedra Branca, Ibó, Casa Nova e Sento Sé.

A PM também destruiu 93 áreas de plantio, 250 mil covas, 319 quilos da droga pronta para consumo, três sementeiras e 750 mudas. O objetivo do CPE é intensificar, na região, a repressão ao cultivo da maconha, coibir o tráfico de entorpecentes e o corte da cadeia de suprimento da droga, garantindo segurança para a população da região.

Para concretizar a operação realizada sob o comando do Coronel Wellington Muller, foram utilizados 57 policiais da Companhia de Ações de Polícia de Caatinga (CPAC), com o reforço de equipes da Companhia Independente de Ações no Cerrado (Ciac), da Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg), da Companhia de Ações Especiais na Região Cacaueira (Caerc), da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), da Companhia de Ações Especiais do Litoral Norte (Cael), do 3º Batalhão/Juazeiro, 25ª CIPM/Casa Nova, além de duas embarcações marítimas e uma aeronave do Grupamento Aéreo da PM.