Mais duas Comissões Setoriais de Correição da Polícia Civil começaram a funcionar esta semana no interior baiano. O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Bernardino Brito Filho, e a corregedora-chefe da Polícia Civil, delegada Regina Célia Sampaio, instalaram nesta quinta-feira (18), a comissão setorial da 19ª Coordenadoria Regionais de Polícia Senhor do Bonfim (Coorpin), e na quarta-feira (17), implantaram a da 17ª Coorpin (Juazeiro), aumentando para seis o número de comissões de correição no estado.

Criadas através de portaria do delegado-chefe João Laranjeira, essas comissões setoriais, formadas por três delegados, têm como objetivo descentralizar as ações da Corregedoria Geral da Polícia Civil (Correpol) na apuração de transgressões administrativas-disciplinares de servidores da instituição. “Todas as 26 Coorpins contarão uma comissão e, até o final deste ano, mais seis serão instaladas”, informou o delegado Bernardino Brito Filho.

“A averiguação preliminar dos fatos é fundamental para a instauração de procedimentos administrativo-disciplinar, evitando que o transgressor fique impune”, afirmou Bernardino Brito. Segundo ele, o processo de descentralização da Correpol vai evitar também que vários setores da Polícia Civil apurem o mesmo fato. Além de Juazeiro e Senhor do Bonfim, já foram implantadas as comissões setoriais na 1ª Coorpin (Feira de Santana) 15ª Coorpin (Serrinha), 5ª Coorpin Valença e na 4ª Coorpin (Santo Antônio de Jesus).

O delegado chefe João Laranjeira ressalta que o fortalecimento das corregedorias de Polícia está prevista no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado recentemente em Salvador. “Criado com o objetivo de combater o crime através de ações preventivas, o Pronasci inclui, dentre outras medidas, o fortalecimento das corregedorias, com vistas a coibir com rigor qualquer conduta irregular do agente da Lei”, assinala.

A delegada Regina Célia informa que as comissões setoriais de correição atuam com orientação e apoio da Corregedoria Geral da Polícia Civil, que terá um Grupo de Acompanhamento e Orientação.