Policiais do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) prenderam ontem (16), na Avenida Sete de Setembro, cinco pessoas que vinham aplicando um golpe contra candidatos a empregos de vendedores de cartão de serviços de uma empresa sediada em Recife. A prisão dos estelionatários aconteceu no final da tarde, na sede da empresa Centaurus, representante do cartão de serviço.
A denúncia chegou ao DCCP ontem pela manhã, através de uma adolescente que viu um anúncio em jornal com a oferta de emprego, e ao verificar as condições para contratação desconfiou tratar-se de um golpe. Segundo o anúncio, para assegurar a vaga o candidato teria que vender uma determinada quantidade de cartões Descont Service Card.
“Os golpistas sugeriam aos pretendentes a adquirirem até empréstimo para completar a cota de valores referentes à venda”, informou a delegada Carmem Dolores Bitencourt Fernandes, diretora em exercício do DCCP, que ao tomar conhecimento da denúncia, acionou duas equipes policiais para investigar o caso. Na sede da Centaurus, no edifício Executivo, a Polícia prendeu em flagrante o pernambucano Audércio Almeida Valença, Liézia Dias da Silva, , Daniel Alcântara da Silva, Fernanda Lima Santos e Eliane da Silva Neves.
Os golpistas foram autuados por estelionato e formação de quadrilha. As vítimas eram pessoas de baixa renda. O candidato assinava um contrato de adesão condicionando a admissão à venda de R$ 2 mil em cartões de serviço. Como não conseguiam atingir a cota eram convencidos a contrair empréstimos e repassar os cartões para amigos e parentes, garantindo a suposta vaga.
Quem não atingisse a cota estipulada, era imediatamente desligado do esquema, mesmo já tendo antecipado algum valor, conforme uma das cláusulas estabelecidas. Pelo menos sete vítimas já compareceram ao DCCP e à Dreof para registrar queixa. A delegada Carmem Fernandes salienta que as investigações prosseguem e orienta as pessoas a procurarem a Polícia quando suspeitarem de algum golpe ou forem vítimas de estelionatários.