O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cujo objetivo é combater o crime através de ações preventivas, será lançado oficialmente na Bahia na próxima quinta-feira (04), a partir das 14h, no Auditório do Centro de Convenções.
O Pronasci vem se desenvolvendo há aproximadamente dois meses, por meio de ações articuladas entre as secretarias do estado. No início dos trabalhos, um mapeamento da Mancha Criminal de Salvador e Região Metropolitana foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), para indicar as áreas de atuação inicial do Pronasci no Estado.
A operacionalização do programa na Bahia foi dividida em quatro eixos: Ações para Recomposição do Tecido Social, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur); Ações de Amparo ao Adolescente em Conflito com a Lei, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Ações voltadas à Segurança Pública, coordenado pela SSP; e Ações de Direitos Humanos e Cidadania e de Reestruturação e Humanização do Sistema Prisional, coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
Investimentos em construções de estabelecimentos penais, implementação de políticas de segurança cidadã, fortalecimento das instituições de segurança pública e implementação de políticas sociais são algumas ações previstas pelo governo baiano com os recursos do Pronasci, que totalizarão R$ 483 milhões, aplicados em 11 regiões metropolitanas do país.