Após sete horas de perseguição, policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR) desarticularam ontem (18), em Jequié, uma quadrilha composta por seis assaltantes. O líder do grupo Raílton Martins Santos (Quinho), 22 anos, foi preso e o comparsa Jair Rodrigues Ferreira Santos (Pé do Cão), 28 anos, baleado durante uma troca de tiros, acabou morrendo. Os outros quatro integrantes, de prenomes Joabe, Matheus, Léo e Robério, fugiram e estão sendo procurados.
Segundo o titular da DRFR de Jequié, delegado Ivan Rodrigues Lessa, três dos assaltantes haviam roubado pela manhã, na localidade do Alto da Pedreira, R$ 500 de um representante de uma distribuidora de cerveja. Após a vitima ter registrado queixa na delegacia, a Polícia iniciou a diligência, visando a captura do bando. Numa casa situada nas imediações do local do roubo, eles foram surpreendidos com outros três comparsas, que estavam em companhia de alguns usuários de drogas.
Ao tentarem fugir, os assaltantes fizeram vários disparos de revólver e, na troca de tiros com a Polícia Jair Rodrigues Ferreira Santos foi atingido no braço, na virilha e no peito, falecendo quando era socorrido para o Hospital Prado Valadares. Raílton Martins Santos foi conduzido para a sede da DRFR, sendo autuado por roubo duplamente qualificado e porte ilegal de arma. Com ele os policiais apreenderam um revolver calibre 22 municiado, com cinco cartuchos.
Os agentes da DRFR também apreenderam cinco pedras de crack e certa quantidade de maconha no esconderijo da quadrilha. Depois de interrogados na Delegacia, os três usuários de drogas que estavam em companhia dos assaltantes foram liberados. De acordo com o delegado Ivan Lessa, o grupo vinha agindo, há seis meses nos bairros Alto da Pedreira, DNER, Cidade Nova e Joaquim Romão.
A quadtilha também é acusada de uma tentativa de latrocinio, ocorrida este mês, contra o dono de uma mercearia em Jequié, que foi baleado ao ter seu estabelecimento invadido.