A cadeia produtiva do biodiesel, em seus diferentes aspectos, será o tema do 1º Seminário da Rede Baiana de Biocombustíveis (RBB), a ser realizado amanhã (10) e quinta-feira (11), no Auditório V, módulo VII, campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel, a formação de recursos humanos, o fomento e atração de investimentos e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) serão os principais assuntos abordados.
O Seminário, aberto ao público, conta com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e tem como objetivo promover a interação os interessadps na produção do biodiesel. De acordo com o secretário de CT&I, Ildes Ferreira, a idéia é também fomentar pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias e qualificação profissional.
A RBB é formada por diversas instituições que possuem aderência com o tema Biodiesel e que interagem entre si, a fim de apoiar as ações do Programa de Biodiesel da Bahia, discutindo e elaborando projetos com temas relacionados ao assunto. Implantado para diversificar a matriz energética da Bahia e tornar o estado auto-suficiente no setor e apto a competir nos mercados nacional e internacional, o programa pretende, também, fortalecer a produção de matéria-prima, inserir ainda mais a agricultura familiar na cadeia produtiva, qualificar comunidades agrícolas e ampliar da rede tecnológica e laboratorial.
Para atingir os objetivos, a Bahia conta com uma variedade de oleaginosas, fonte para o combustível, a exemplo da mamona, dendê, algodão, girassol e pinhão manso. O território baiano também possui uma ampla área para ampliação de cultivares, o que contribui para torná-lo atrativo para diversas empresas do segmento interessadas em implantar usinas que produzirão o biocombustível em escala industrial.