A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, aberta, na manhã de hoje (1), pelo governador Jaques Wagner, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e o secretário estadual de C&T, Ildes Ferreira, vai constar de um ciclo de palestras sobre assuntos científicos ligados a Terra, tema do evento. Até o final da semana, serão discutidos assuntos diretamente relacionados à sobrevivência do Planeta e ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais, como o aquecimento global, a produção de energias alternativas, o emprego de tecnologias limpas,a educação, a ciência e a sociedade.
Amanhã (2), às 9h, no Instituto de Biologia, será inaugurada a Sala Verde da Universidade Federal da Bahia, com a palestra da representante do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Mascarenhas sobre “Salas Verdes e a Educação Ambiental no Brasil”.
O debate sobre o aquecimento global acontecerá na quarta-feira (3), das 9 às 11 horas, no auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal. No mesmo local, à tarde, será discutido o tema Energias Alternativas. Às 17h, no Café Científico, o professor da Ufba, Emerson Sales, apresentará o panorama ambiental global, consumo consciente e tecnologias limpas.
Na quinta-feira (4), a atração do Café Científico, sempre no mesmo local e no mesmo horário, será a palestra “Computação natural: A Computação do novo Milênio”, com o professor Leandro Nunes Castro, da Universidade de Santos. A Faculdade de Educação (Fameb) da Ufba vai promover o ciclo de conferências “O Ser Humano da Ciência”.
Na quarta-feira, das 16 às 17h, na Fameb, no Vale do Canela, a palestra “Educação, Ciência e Sociedade” será da professora Iraçy Picanço. Na quinta, às 11h, na Faculdade de Direito da Ufba, o professor Edvaldo Brito, considerado um dos maiores tributaristas do Brasil, abordará o tema “O Direito e A Justiça”. “A Ciência, a Tecnologia e A Sociedade” será o assunto da palestra da professora Rejâne Lira, no Instituto de Biologia, no turno da tarde.
No mesmo dia, às 11h, na Escola Politécnica, o professor Asher Kiperstock, falará sobre “A Engenharia e o Meio Ambiente”. Na sexta-feira (5), às 16h30mim, a professora Eliane Azevedo, homenageada, na abertura do evento, com uma laca de reconhecimento pelos serviços prestados à Ciência e Tecnologia, ao lado do ex-governador Roberto Santos, abordará o tema “A medicina e A Ética”.
Instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente, os jovens, em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, a Semana Nacional de C&T ocorre, anualmente, na primeira semana de outubro. Na Bahia, ela é coordenada pela Secti.
Este ano, o tema escolhido foi “Terra” em função da importância das questões globais que envolvem o planeta – sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas, mudanças climáticas e poluição atmosférica.
Em Salvador, as principais ações estão acontecendo na Praça Municipal. Até domingo (7), os visitantes do local vão apreciar exposições, mostras e atrações culturais e participar de oficinas, experimentos e palestras com foco na ciência e tecnologia. Além dessa ação da Secti, na capital baiana, outras atividades estão sendo promovidas em diversas instituições estaduais, de pesquisa, ensino e em museus. Também vêm sendo desenvolvidos trabalhos em municípios como Feira de Santana, Ibotirama, Cruz das Almas, Ilhéus, Itabuna, Catu, Alcobaça, Vitória da Conquista, Jequié e Juazeiro.