A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta hoje (1º) na Bahia com a assinatura do termo de compromisso para implantação do Parque Tecnológico do Estado, o Tecnovia. A parceria, que prevê o repasse de R$ 13,6 milhões, foi firmada entre o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o governador Jaques Wagner e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, em solenidade no Palácio Rio Branco.
O parque, que será construído próximo à Avenida Paralela e ocupará uma área de 1 milhão de metros quadrados, terá infra-estrutura capaz de atrair empresas e vai contar com incubadoras, centros de pesquisa e desenvolvimento e laboratórios. Além dos R$ 13,6 milhões do ministério, o governo da Bahia entrará com a contrapartida de R$ 1,9 milhão, totalizando R$ 15,5 milhões de custos com o parque.
Para o governador, a chegada do parque tecnológico significa a possibilidade de atração de empregos de ponta que vão favorecer o desenvolvimento mais acelerado da Bahia. “Hoje, nenhum estado pode pensar em desenvolvimento se não tiver uma base de sustentação na área de ciência e tecnologia. A Bahia já tem um parque industrial e com mais esse passo estaremos abrindo uma janela de oportunidade muito interessante para todos nós”, afirmou.
O projeto será de longo prazo e executado em diferentes fases. Para sua implantação, o Estado regulamentou a lei que institui o Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica (Inovatec), e a prefeitura de Salvador criou incentivos fiscais para a área. Além da conservação da vegetação nativa de mata atlântica que circunda o local, só serão implantadas empresas com tecnologia limpa.
Durante o evento, o ministro lembrou que o Brasil não tem tradição em ciência e tecnologia, ao contrário dos países mais desenvolvidos, onde 0,3% da população é formada por pesquisadores e cientistas. “O objetivo da semana nacional é fazer com que a sociedade conheça a ciência produzida no país”, explicou. Ele definiu o parque tecnológico baiano como uma forma de estimular empresas inovadoras que ganham mercado em todo o mundo com a novidade.

Homenagens

O ex-governador da Bahia e ex-ministro da Saúde, Roberto Santos, recebeu uma placa comemorativa das mãos de Wagner por seus serviços prestados à ciência. A doutora em Filosofia da Genética, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Eliane Azevedo, também ganhou uma placa, entregue por Rezende.
Instituída em 2004 por decreto presidencial, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia prossegue até 7 deste mês em todo o estado, com o tema Terra, alusivo à importância das questões globais do planeta, como a sobrevivência da espécie humana, as riquezas naturais, as mudanças climáticas e a poluição atmosférica.
Na programação, haverá ainda feiras de ciências, mostras científicas itinerantes, experimentos interativos em locais de grande concentração popular e um planetário inflável. O governador e o ministro visitaram os estandes instalados na Praça Municipal.