Os diretores da Empresa Gráfica da Bahia, Hélio Márcio da Silva Carneiro, e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, Alexandre Vasconcelos Junqueira, se reuniram, hoje (4), para discutir a parceria entre as duas instituições visando implementar a certificação digital no âmbito do Governo do Estado da Bahia.
Segundo Alexandre, a Prodeb, enquanto provedora corporativa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do estado, pretende propiciar o ambiente para que a Egba possa, com maior eficiência, atender sua missão como certificadora digital. Hélio Márcio da Silva afirmou que a participação da Prodeb é fundamental para o sucesso da Egba, sugerindo a constituição imediata de um grupo de trabalho e estudos para viabilizar a parceria.
O grupo formado por representantes de ambas as instituições deverá fazer um levantamento dos processos do estado, onde a certificação digital se faz necessária e o possível uso da infra-estrutura existente na Prodeb.
As intenções serão expressas, publicamente, na próxima segunda-feira (8), no Encontro Nordestino das Empresas e Entidades Estaduais de TIC que pretende reunir, em Salvador, cerca de 30 gestores da região nordeste.
No dia 28 de setembro último, por meio da publicação do Decreto n. 10473, a Egba passou a ser a Autoridade Certificadora Oficial do Governo do Estado da Bahia. O decreto determina que a instituição e operacionalização da Certificação Digital, no âmbito da administração direta e indireta, inclusive autarquias, fundações e empresas públicas do Estado, seja feita por meio da Egba sob a coordenação e acompanhamento da Casa Civil.
A certificação digital é um documento eletrônico, usado por pessoa física ou jurídica, que garante autenticidade aos arquivos enviados por meio da internet. Com ele, são evitadas fraudes e falsificações nos serviços disponibilizados exclusivamente por meio eletrônico.