A circulação de informação sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é prioridade nas ações voltadas para esse segmento, segundo Melissa Santos Bahia, supervisora da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) nas Políticas de Intermediação e Qualificação.

Deficiente visual e graduada em Ciências Sociais, Melissa foi apresentada hoje (30) na reinauguração do Centro de Atendimento Profissional de A a Z (Capaz), que passou a funcionar no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra.

Especialista nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão Social, Melissa lembrou que alguns empresários desconhecem o potencial das pessoas com deficiência. Ela explicou que os deficientes visual e mental são os que mais enfrentam dificuldade para sua inserção profissional. Aluna de mestrado em Gestão de Pessoas, a supervisora atribui o problema ao mito de que essas pessoas não estão preparadas para trabalhar.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, destacou a acessibilidade e o conforto do novo endereço. Ele declarou que pessoas com deficiência trabalham no Capaz, “o que é muito importante, porque elas têm condições de entender melhor o problema”.

Vasconcelos afirmou que Melissa vai supervisionar um programa de maior abrangência de estímulo ao atendimento às pessoas com deficiência, tanto no Capaz quanto nos demais postos de atendimento da rede Setre. Após a reinauguração, o secretário visitou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na sobreloja do SAC.

Parceria

A instalação do Capaz no SAC é resultado da parceria da Setre com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb). Para o chefe-de-gabinete da Saeb, Edelvino da Silva Góes Filho, que representou o secretário Manoel Vitório no evento, o trabalho do centro é alinhado com a nova filosofia do SAC, de ampliar a inclusão social.

O Capaz atende das 8 às 18h, sem intervalo. O serviço foi instalado no térreo, logo à direita da entrada do SAC. Um grupo de surdos cadastrados no centro em busca de emprego participou da reinauguração.