Depois da assinatura do convênio entre o governo do Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego para a ampliação do projeto Juventude Cidadã – pelo qual jovens de 70 municípios baianos serão capacitados e poderão ingressar no mercado de trabalho –, o governo da Bahia abre o diálogo com a juventude. Será lançada quarta-feira (31) no auditório do IAT, a partir das 9h, a I Conferência de Juventude da Bahia.
Parte integrante da Conferência Nacional, a etapa estadual deve mobilizar diretamente oito mil pessoas, entre pré-conferências, conferências municipais e etapas territoriais percorrendo todo estado. Nesse período, escolas, universidades e toda juventude baiana poderão se reunir, ajudando o governo na construção das políticas públicas responsáveis pela melhoria da qualidade de vida da população jovem.
Com uma população de 4 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, a Bahia ocupa, segundo a Unesco, o 17º lugar no Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ); 18º em analfabetismo juvenil; 15ª na qualidade da educação estadual; e, comparando os dados referentes ao mundo do trabalho, possui o 5º pior índice de geração de emprego e renda entre a juventude brasileira.
Com a presença de diversas entidades representativas da sociedade, parlamentares, estudantes e representantes do governo, o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, convocará a juventude baiana para participar da conferência que começa com encontros envolvendo 26 territórios de identidade e se encerra com a reunião estadual entre 14 e 16 de março de 2008.