Apenas no primeiro dia de cadastramento no Programa Iniciação e Aprendizagem (Menor Aprendiz), das Voluntárias Sociais da Bahia, hoje (2), foram realizadas cerca de 4 mil pré-inscrições. Segundo a coordenadora do programa, Rita Rios, a expectativa é que este número chegue a 8 mil até o encerramento do atendimento, amanhã (3) às 17 horas.
“Teve gente que apareceu aqui ainda na noite anterior. Isso não é necessário, pois temos uma equipe com 30 pessoas para efetuar o procedimento, que está sendo rápido, em torno de dez minutos em média”, tranqüiliza ela.
Para fazer a pré-inscrição os interessados devem apresentar apenas a carteira de identidade e atestado de matrícula atualizado (emitido há menos de 30 dias). O número de vagas disponíveis está estimado em 700. Conforme Rita Rios, somente os próprios adolescentes, seus pais ou responsáveis poderão realizar a pré-inscrição.
O Programa tem como objetivo encaminhar estudantes da rede pública estadual de ensino para estágio de um ano em secretarias e órgãos conveniados do Estado. Para participar é necessário ter entre 16 e 17 anos, estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio e fazer parte de família de comprovada situação de vulnerabilidade econômica e social (renda máxima familiar admitida de três salários mínimos). Só um jovem pode ser contemplado por família.
Últimas da fila, a estudante do segundo ano do ensino médio Maiara Ferreira, 17, e sua mãe, a dona-de-casa Marinalva Ferreira, 46, saíram bem cedo de Cajazeiras 11 para tentar uma vaga no programa. “Meus dois irmãos já participaram do Menor Aprendiz e agora quero arrumar um estágio para enfrentar o mercado de trabalho como o mínimo de experiência”, afirmou a adolescente.
A mãe considera que foi graças ao tempo em que um de seus filhos trabalhou em uma secretaria do estado que ele está empregado com carteira assinada. “Esse pode não ter sido o único motivo, mas certamente pesou bastante”.
Os pré-inscritos serão convocados para uma entrevista de comprovação sócio-econômica e submetidos a provas de matemática, português e redação. A convocação para encaminhamento do candidato aos locais conveniados será feita gradativamente, a partir do surgimento de vagas nos órgãos públicos parceiros. Para convocação, serão observados prioritariamente os critérios de nível de renda, idade e escolaridade mais avançada (17 anos e segundo ano).