A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) divulga, nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial do Estado, o Edital de Convocação destinado à realização da 3ª etapa de seleção do concurso para soldado da Polícia Militar.

Nessa fase, os candidatos habilitados na prova discursiva e na avaliação psicológica passarão pelo exame médico-odontológico, que será realizado em Salvador. O concurso público visa o preenchimento de 3,2 mil vagas, das quais 2,9 mil para homens e o restante para mulheres.

Datas, horários e locais dos exames podem ser conferidos no Cartão Informativo, enviado pelos Correios, no edital de convocação publicado no Diário Oficial de amanhã, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

O exame médico-odontológico tem como objetivo avaliar o estado de saúde do candidato a partir da análise de testes e exames laboratoriais e complementares, que deverão ser providenciados às expensas do postulante ao cargo público. No momento do teste também será aferida a altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

Em todos os exames deverá constar, obrigatoriamente, número da cédula de identidade e o órgão expedidor do documento. Também é imprescindível a assinatura do profissional responsável e o seu registro no órgão de classe específico.

Obedecendo a critério da banca examinadora, o candidato deverá providenciar exames extras, também às suas expensas, caso seja necessário firmar um diagnóstico, visando esclarecer eventuais dúvidas.
No dia da realização da 3ª etapa, o candidato deverá entregar a Ficha de Identificação – disponível no site da Fundação Carlos Chagas e no Edital de Abertura de Inscrições – e a Declaração do Candidato, devidamente preenchida e assinada.

Os concorrentes deverão comparecer ao local determinado com antecedência mínima de uma hora do início dos exames, munidos de documento legal de identificação (carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Ministério das Relações Exteriores. Também serão aceitos cédulas de identidade fornecidas por órgãos ou conselhos de classe que tenham valor legal de documento de identidade).

Não haverá segunda chamada sob nenhuma hipótese e o atraso ou ausência acarretará na eliminação automática do processo seletivo. As etapas seguintes ao exame médico-odontológico incluem o teste de aptidão física e a investigação social. Após a publicação do resultado final do concurso, os candidatos aprovados serão convocados pelo Comando Geral da PM para Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar.