O bairro da Boca do Rio, em Salvador, ficou mais atraente e divertido desde a última sexta-feira (5), com a abertura da edição de verão da Feira Baiana de Artesanato, realizada pelo Instituto Mauá, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O estacionamento em frente ao Aeroclube Plaza é o novo endereço dos artesãos baianos. Ali, eles poderão comercializar seus produtos diretamente para os consumidores.
O espaço conta com uma estrutura de 66 barracas (60 de artesanato e seis de alimentação) e nove toldos. A animação da feira ficou por conta da Banda da Polícia Militar.
“Os empreendimentos solidários ganham agora lugar de destaque na feira”, disse o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, enfatizando a presença das barracas que comercializam produtos das cooperativas de economia solidária. Ele anunciou que vai haver um endereço permanente para os artesãos.
Segundo a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida, a Feira Baiana de Artesanato passa a acontecer agora semanalmente, de sexta a domingo, das 16 às 21h, atendendo antiga reivindicação da categoria.
O evento é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Nordeste e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

Facilidade

O estudante Felipe Guimarães, 19 anos, e o casal Orion Dutra e Maria das Graças Dutra, 67 e 65 anos, respectivamente, freqüentam habitualmente o Aeroclube. Felipe faz cursinho no local e o casal mora bem em frente ao estabelecimento comercial.
Para Maria das Graças, a praticidade de só atravessar a pista vai contribuir para mantê-la atualizada com as novidades. “Li no jornal e vi toda a arrumação do espaço para a feira da minha janela”, contou. Ela disse que não dispensa a companhia do marido nos seus passeios de consumo.
Felipe, que também pratica capoeira, circula pelo local todos os dias. “Vai ser difícil não dar uma passadinha aqui nos fins de semana. A turma do cursinho já escolheu o novo ponto de encontro”, comemorou, enquanto perguntava o preço de um berimbau.