A recuperação de dois vôos para Natal e Confins (Belo Horizonte), via Porto Seguro, a possibilidade de revisão das decolagens de vôos fretados (“charters”) de Congonhas para Salvador, aos sábados e domingos, em horários fora do pico, bem como o desimpedimento de a TAM transferir os vôos que tinha de Congonhas para Salvador para o Aeroporto de Guarulhos, são boas notícias para o turismo da Bahia.
O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, manteve contato com Solange Paiva, designada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para intermediar a questão, e foi informado que segunda-feira (8) haverá uma avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, sobre a nova malha aérea.
O secretário fez questão de acentuar que em dois momentos importantes para o turismo, a Bahia demonstrou sua unidade acima de interesses partidários e setoriais: “Isso aconteceu nas recentes reuniões com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, em função de emendas parlamentares no orçamento da União, e com o ministro Nelson Jobim, quando parlamentares de todos os partidos reafirmaram seu compromisso com o turismo da Bahia”.
Dos 10 vôos da TAM saindo de Salvador, citados como perdidos durante a reunião com Jobim, dois já foram recuperados (Natal e Confins). Ainda estão suspensos cinco vôos da TAM de Salvador para São Paulo, estado que representa 64% do fluxo nacional, um vôo de Salvador para o Rio de Janeiro e dois de Salvador para Ilhéus. “Some-se a esta, a perda de três vôos de Ilhéus e um de Porto Seguro”, acrescentou Leonelli.