Sinalizando a vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ajudar a Bahia, o governador Jaques Wagner disse, neste final de semana, em Lençóis, na Chapada Diamantina, que será anunciada a liberação de recursos para a aplicação nas BRs 324 e 116, duplicação até o Paraguassú, e a construção do novo aeroporto de Ilhéus (na Costa da Cacau).

Melhorias na infra-estrutura turística e a implantação do Chapada Diamantina Convention & Visitors Bureau, que tem por objetivo implementar ações para atrair investimentos e novos fluxos de turistas e negócios, foram os temas de uma reunião, em um hotel de Lençóis, do governador e do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, com o trade turístico local.

O governador ressaltou a vocação da Chapada como pólo receptor de turistas e reiterou a intenção em desenvolver ações para o crescimento sustentável da região. Ele reafirmou o compromisso com a Chapada e disponibilizou o helicóptero do governo para combater os focos de incêndio na região.
O secretário de Turismo defendeu a regularização dos vôos para Lençóis e a construção das estradas Parque Vale do Capão, Mucugê-Capão-Palmeiras, para consolidar o destino Chapada Diamantina (“Circuito do Diamante”) e fazer crescer o turismo na região.

Entre as ações em curso, Leonelli citou o carnaval de Palmeiras, a destinação, por meio do Prodetur, de recursos da ordem de R$ 2 milhões para serem aplicados em projetos na área, como a sinalização de todos os municípios (já em fase de licitação), e a implantção de um plano de limpeza urbana para a Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus – Iraquara.

Festival de Lençóis

Na noite de sábado (27), acompanhado de familiares, o governador visitou o Mercado Cultural, percorrendo as barracas de artesanato instaladas no local. Depois seguiu para o palco montado na praça central da cidade para o IX Festival de Lençóis. Na programação, apresentações dos cantores Edil Pacheco, Nélson Rufino e Mariene de Castro, com um repertório que recordou o melhor do samba e das cantigas de roda do interior baiano.

Para fechar a noite assistiu à apresentação do músico Carlnhos Brown, que fez o publico vibrar ao som dos tambores do Candeal.