Para avaliar continuamente a qualidade das águas dos mais de 75 rios e seus afluentes em todas as 17 bacias hidrográficas da Bahia, também chamadas de Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA’s), o Governo do Estado lança, amanhã (29), o Programa Monitora. Serão investidos recursos públicos na ordem de R$ 6.625.893,56, até 2010, para a execução do programa, além de acompanhar mensalmente os trabalhos do Senai/Cetind no monitoramento das águas.
O lançamento será às 11h, na governadoria (CAB), com a assinatura do contrato pelo governador Jaques Wagner, a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e órgão responsável pela gestão das águas doces.
O objetivo do Programa Monitora é fornecer informações da qualidade das águas do Estado, assegurando que os recursos hídricos sejam utilizados pelas atuais e futuras gerações de forma racional e com padrões satisfatórios de qualidade, de acordo com a Política Estadual de Recursos Hídricos, implementada pela Lei 10.432/06.