A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) promove até sexta-feira ( 9), em Eunápolis, um encontro dos técnicos e especialistas que trabalham nas Casas de Recursos Naturais, escritórios regionais e SACs ambientais localizadas no interior do estado. O objetivo é realizar o planejamento estratégico e unificar as ações e procedimentos das regionais, que são a extensão da SRH por toda a Bahia. Diretores e coordenadores irão expor as diretrizes e linhas de ação da SRH.
A diretoria de Ação Regional que coordenada as regionais, por exemplo, irá mostrar as funções da respectiva diretoria e destacar duas ações sistemáticas que, para serem desenvolvidas, necessitam de total engajamento das equipes que atuam no interior – as de Desenvolvimento Sustentável e Ação Regional.
O diretor de Ação Regional, Leib Carteado, informou que serão apresentados todos os projetos em Desenvolvimento Sustentável. Citou como exemplo, o projeto que prevê a elaboração do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e o projeto Corredores Ecológicos, que será implementado em Boa Nova-Conquista, a partir de dezembro.
Um outro é o de Mata Ciliar, para a restauração de matas ciliares em várias partes da Bahia. O Programa Água Doce também será destacado. Ele é voltado para restaurar desalinizadores e implementar unidades demonstrativas de desenvolvimento comunitários na região do semi-árido.
Anapaula Dias, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da SRH, explicou que o envolvimento e integração dos servidores em todos os projetos, são fundamentais para o sucesso dos mesmos. O coordenador de Ação Regional, José George, afirmou que serão apresentados todos os trabalhos desenvolvidos no interior por essa coordenação em conjunto com as demais diretorias.
O encontro será aberto logo mais à noite pelo diretor-adjunto da SRH, Vitor Sarno, que amanhã fará palestra sobre a estrutura e diretrizes da superintendência. Na sexta-feira, o diretor-geral da SRH, Julio Rocha, encerrará o encontro com uma palestra sobre Recursos Hídricos e Políticas Públicas.