A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza de hoje a quinta-feira (29), no auditório da Codevasf, no município de Juazeiro, o 20º Curso de CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), disponibilizando 80 vagas para os engenheiros agrônomos da região do médio do São Francisco.
O objetivo é capacitar engenheiros agrônomos para a emissão do CFO, que atesta a origem e qualidade das culturas da banana, citrus, manga, banana, mamão e palma forrageira.
O curso possibilitará a reciclagem e cadastramento de novos engenheiros agrônomos da região, de acordo com as determinações do Ministério da Agricultura (Mapa) e Adab. A região do Vale do São Francisco é responsável, atualmente, por 98% das exportações brasileiras de manga e 93% de uva.
De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Cássio Peixoto, “o curso acontece no momento em que a exportação de manga para os Estados Unidos e Japão será reavaliada. A ação conta com a participação da Adab, Ministério da Agricultura e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, ratificando o comprometimento do órgão com a qualidade e sanidade das frutas no estado”.
Segundo ele, a região do Vale do São Francisco é a mais moderna e diversificada do estado para produção de frutas e produz mais de um milhão de toneladas de frutas, gerando cerca de 240 mil empregos diretos.