Os agricultores familiares que produzem mudas cítricas (viveiristas), na região de Cruz das Almas, podem adquirir, a partir de quinta-feira (8), a matriz reprodutora da planta, conhecida como borbulha. Essas mudas são de alta qualidade genética e com sanidade para atender ao novo sistema de produção de citros.
Para oficializar a entrega, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza o seminário “Produção de Mudas Cítricas”. A atividade acontece no Centro de Profissionalização de Fruticultores (Centrefruti), localizado na Estação Experimental de Fruticultura da empresa, em Conceição do Almeida. Na oportunidade, mais de 50 agricultores serão orientados quanto à utilização de mudas cítricas melhoradas geneticamente.
Até dezembro, serão 180 mil borbulhas disponibilizadas para os viveiristas da região, ao custo mínimo de R$ 50,00 o milheiro. Para isso, os produtores familiares precisam estar cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As borbulhas são oriundas da unidade de produção da empresa, localizada no município de Conceição do Almeida e integra as ações do Programa de Revitalização da Citricultura, desenvolvido pela Seagri e com execução da EBDA. A iniciativa abrange o Litoral Norte, Nordeste, Recôncavo Sul e Oeste do Estado.