A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), promove, na segunda-feira (12), um dia de campo sobre Aspectos da cultura da mandioca e processamento, como parte da programação da Feira da Cultura da Comunidade de Cadete, localizada no município de Cruz das Almas.

A expectativa é que mais de 400 agricultores familiares, que lidam com a produção de mandioca, participem da atividade. A programação da feira, voltada para a promoção da agricultura familiar e a preservação ambiental, conta com atividades para jovens e adultos, incluindo shows musicais, o “Baba” da Paz, que integrará times de comunidades diferentes, missa, e shows folclóricos com a apresentação de roda de capoeira, samba-de-enxada (folclore regional) e peças teatrais.

A parte técnica contará com uma mesa-redonda, no domingo (11), a partir das 9h30, quando serão debatidos os temas como, diversificação e qualificação da produção na agricultura familiar, sob a responsabilidade da UFRB, meio ambiente e sustentabilidade, coordenada pelo técnico da EBDA, Jorge Silveira, e associativismo, quando serão apresentados depoimentos de casos de sucesso das associações locais.

Dia de campo

A cargo da gerência regional da EBDA, em Cruz das Almas, o dia de campo vai atender à solicitação dos agricultores familiares da região, uma das maiores produtoras de mandioca e farinha do Estado.

Além de preparo do solo e da seleção de manivas (sementes de mandioca), os agricultores vão acompanhar, nas quatro estações preparadas para explicação, cada uma das etapas do ciclo produtivo e utilização de tecnologias voltadas para uma maior rentabilidade do empreendimento.

A adubação correta e o combate/controle das pragas e doenças serão apresentados na estação montada especialmente para abordar os tratos culturais. A colheita, o beneficiamento e a comercialização serão alvos da terceira estação, enquanto a utilização da mandioca na alimentação humana e animal será o foco da última apresentação.