Orgãos e Superintendências da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), a Bahia Pesca, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), estarão na 20ª Festa Internacional da Agropecuária (Fenagro) 2007, deste sábado (24) a 2 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

A EBDA estará mostrando as principais atividades de pesquisa agropecuárias desenvolvidas no estado. Em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, a empresa exporá seus programas e projetos, promoverá minicursos de laticínios e de arranjos florais, uma casa do mel – para demonstração de beneficiamento do produto –, contará com atividades demonstrativas dos centros de profissionalização que atuam com gado de leite, gado de corte, apicultura, floricultura, algodão, cajucultura, fruticultura, profissionalização de pecuaristas, irrigação e biodiesel.

Nas áreas representativas dos centros de profissionalização também serão promovidos bate-papos tecnológicos, em que serão abordados diversos temas, como Centrecorte – Centro de Profissionalização em Gado de Corte – que tratará da importância da utilização da cana-de-açúcar na alimentação animal e na produção de aguardente, com demonstração dos produtos e ainda de um alambique em produção.

A Bahia Pesca vai expor rações para alevinos, juvenis e reprodutores, além de dois aquários contendo tilápias, surubins e camarões vanamei. O visitante ainda poderá obter informações técnicas ou participar de cursos sobre O beneficiamento, o processamento e a culinária de pescado, assim como as formas de cultivar peixes. Serão distribuídos materiais informativos sobre como consumir e comprar peixe de qualidade, além de apresentações de projetos que visam fomentar a aqüicultura e a pesca com iniciativas de natureza econômica, social e ambiental.

A Adab escolheu 18 programas para divulgar as áreas de defesa vegetal, animal e inspeção, que acontecerá por meio de palestras, cursos e encenações teatrais. Bahia 10 anos livre de febre aftosa, fiscalização de produtos de origem animal, devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, combate ao bicudo do algodão, sanidade avícola e manejo integrado da ferrugem asiática da soja serão alguns dos temas. Outro trabalho é a fiscalização da entrada dos animais no parque.

Com dois grandes espaços, 40 estandes e aproximadamente 100 expositores, a agricultura familiar ganha destaque na Fenagro 2007. A Suaf articulou a participação desses produtores no Agroportal e os “Quiosques Itinerantes”. O projeto visa a disponibilização de 12 pontos estratégicos espalhados pela cidade para a divulgação da produção oriunda da agricultura familiar e realização de negócios.

Derivados da mandioca, leite, cana e outros produtos da agroindústria estarão expostos e sendo comercializados em 28 estandes, com representantes da maioria dos Territórios de Identidade. Vale ressaltar a inclusão étnica e de gênero, com a participação de comunidades quilombolas e das mulheres.