Com estimativa de negócios na ordem de R$85 milhões, a Festa Internacional da Agropecuária – Fenagro 2007, que acontece de 24 de novembro a 2 de dezembro, traz inúmeros atrativos para criadores, técnicos, compradores, empresários e todos aqueles que gostam do ambiente rural e que queiram visitar o Parque de Exposições de Salvador. Ocupando os 400 mil metros quadrados, o evento conta com uma variedade de tecnologias expostas, tanto no setor da produção primária, como no processamento, com máquinas equipamento e implementos.

A feira agropecuária é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), sendo considerada a principal do Norte/Nordeste e uma das maiores do Brasil, que atrai participantes de países como Nova Zelândia, Bélgica, Suécia, Uruguai, El Salvador e Guatemala, além de delegações da Suíça, Argentina e México. Durante os nove dias, a Fenagro espera receber mais de 300 mil visitantes.

Nesta 20ª edição da feira, a grande novidade é a participação da agricultura familiar de todo o estado, articulada em caravanas e por territórios de identidade. Os pequenos produtores serão capacitados com oficinas e minicursos ministrados pelos diversos órgãos e superintendências da Seagri. Serão seis mil metros quadrados direcionados ao segmento, com estrutura de vila.

O espaço inclui ainda atividades para as crianças, um anfiteatro para realização de apresentações musicais e teatrais, além de um meliponário, um lago de piscicultura e barraquinha de comidas típicas e produtos artesanais.

Agroportal

Para promover a interação entre os produtores do agronegócio baiano e o mercado de atacado e varejo do ramo alimentício do Estado, acontece pela quarta vez consecutiva, o Agroportal. São mais de 80 empresas dos segmentos agropecuário e agrícola reunidas num espaço de três mil metros quadrados dentro da Fenagro. A programação inclui rodadas de negócios organizadas pelo Sebrae e pelo Promo.

A novidade para esta edição será o lançamento dos Quiosques Itinerantes pela Seagri, através da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf). O projeto visa disponibilizar quiosques em pontos estratégicos espalhados pela cidade para a divulgação da produção da agricultura familiar do Estado.

Bioenergia

Unindo os empresários da agroenergia aos agropecuaristas, a Fenagro 2007 promove o Encontro Global Bioenergy Américas, com o objetivo de gerar uma sinergia entre os dois setores vitais para o desenvolvimento dos biocombustíveis e criar oportunidades de novos negócios. A realização é fruto da parceria com a Consultoria Empresarial Brasil-Itália 2000 (CEB).

O evento terá um congresso internacional que trará as novidades e oportunidades do setor, através de palestrantes nacionais e internacionais de grande relevância nos diversos assuntos a serem abordados. O programa é bastante amplo e oferecerá um panorama atual da bioenergia e suas perspectivas, além das novidades e oportunidades para a produção e a comercialização de biogás, etanol, biodiesel, óleo vegetal puro, pellets, e o promissor mercado de créditos de carbono.

No segmento da pecuária, a Bahia se posiciona em destaque. O Estado é líder na criação de bovinos no Nordeste, com um rebanho de 10,9 milhões de cabeças, e está em primeiro lugar na criação de caprinos (4,7 milhões) e em 2º na de ovinos (3,6 milhões).

Pesquisa agropecuária

A Fenagro Bahia/2007 contará com participação intensa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), que estará mostrando as principais atividades de pesquisa agropecuárias desenvolvidas no Estado.

Em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, a empresa exporá seus programas e projetos, promoverá minicursos de laticínios e de arranjos florais, uma casa do mel – para demonstração de beneficiamento do produto –, contará com atividades demonstrativas dos centros de profissionalização que atuam com gado de leite, gado de corte, apicultura, floricultura, algodão, cajucultura, fruticultura, profissionalização de pecuaristas, irrigação e biodiesel.

Nas áreas representativas dos centros de profissionalização também serão promovidos bate-papos tecnológicos, em que serão abordados diversos temas, como Centrecorte – Centro de Profissionalização em Gado de Corte – que tratará da importância da utilização da cana-de-açúcar na alimentação animal e na produção de aguardente, com demonstração dos produtos e ainda de um alambique em produção.

Distribuição, venda e lançamento de publicações técnico-científicas são atividades que também serão colocadas à disposição dos visitantes, além de uma casa residencial onde serão mostrados os utensílios fabricados a partir de produtos agropecuários, tais como couro de boi e cabra, peixe, sisal, cera de abelha, algodão, cana-de-açúcar, coco, plantas diversas, entre outros produtos.

Voz da EBDA

“A nossa intenção é informar aos públicos urbano e rural, particularmente aos agricultores familiares e pecuaristas, as ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, profissionalização, inspeção e defesa, desenvolvidos pela EBDA em parceria com os demais órgãos competentes, em toda a cadeia produtiva”, comentou o presidente da EBDA, Emerson Leal.

Uma das principais atividades é o lançamento do programa de rádio da empresa, A voz da EBDA, que contará com a participação de agricultores, pecuaristas, técnicos, diretoria da empresa e autoridades governamentais.

A empresa vai focar as atividades que buscam a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar e o desenvolvimento local sustentável. Para a apresentação dos trabalhos, a preocupação maior será com a linguagem a ser utilizada, de forma que possibilite a interação dos visitantes com as atividades demonstradas. Para tanto, serão disponibilizados técnicos e especialistas durante toda a feira, que ficarão à disposição de todos para explicações e orientações.