A Secretaria da Agricultura do Estado, a pedido da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), capacitou 30 policiais militares para a captura de abelhas em toda a Região Metropolitana de Salvador. O treinamento técnico, que incluiu aulas teóricas e práticas durante os últimos três dias, contou com o apoio de uma equipe especializada.
Segundo Terezinha Braga, técnica de apicultura da Seagri, a demanda de enxames de abelhas do gênero Appis mellifera vem aumentando em função da florada, que acontece de outubro a dezembro. “Apesar de não ser responsabilidade da Seagri a captura, assumimos esse compromisso com a polícia ambiental para que a comunidade tenha um atendimento de qualidade, garantindo a segurança necessária, sem agredir o meio ambiente”, declarou.
A iniciativa faz parte do Programa SOS Abelhas, da Coppa, que existe há 22 anos. “São em média sete a oito solicitações por dia”, informou a tenente Maiane Áurea, que participou do treinamento. “Com o aumento do efetivo do pelotão, de 20 para 50 PMs, e com a capacitação oferecida pela Seagri, estamos melhor preparados para o atendimento à sociedade”, avaliou.
O treinamento dos policiais militares foi ministrado pelas técnicas da Seagri Marivanda Eloy e Terezinha Braga e pelo coordenador do Centro de Treinamento de Apicultores da EBDA, Edmilson Bezerra.
Através do SOS Abelhas, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a população pode ser atendida para a retirada de enxames. O telefone é 3116-9151.
A Secretaria da Agricultura desenvolve o Programa Estadual de Desenvolvimento Apícola, que é coordenado pela Superintendência da Agricultura Familiar e executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.