Para dar continuidade a distribuição de sementes, que abrange 241 municípios e contempla 77 mil agricultores familiares, através do Programa Semeando, o secretário da Agricultura, Geraldo Simões esteve hoje (8) no município de Senhor do Bonfim, a 374 quilômetros de Salvador. Lá, estão armazenadas as 170 toneladas de sementes para beneficiar os cinco mil produtores que cultivam na safra verão dos territórios do Piemonte Norte do Itapicuru e do Sisal, totalizando 11 municípios.

Segundo o secretário, a implantação visa dar a devida atenção à agricultura familiar, tendo em vista que o segmento é o maior no país com 640 mil produtores. “Serão 2,5 mil toneladas de sementes de qualidade e assistência técnica, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Isso quer dizer que os agricultores familiares ao final dessa safra terão um rendimento muito maior do que ele tem hoje. A iniciativa vai garantir a eles produtos de qualidade, maior renda, além da inserção na economia do estado”, afirmou.

Simões pontuou, que as sementes de milho, feijão, vigna, mamona e hortaliças estão sendo distribuídas em 19 territórios. “No sábado estarei com o governador Jaques Wagner em Vitória da Conquista dando segmento ao programa. Nesse território são 25 municípios, cerca de seis mil produtores e 200 toneladas. Até o final do mês todos os 77 mil agricultores contemplados estarão com as suas sementes”, completou.

Foram contemplados os municípios de Cansanção e Itiúba, os únicos que plantam durante esse período no território do Sisal; e os nove do Piemonte Norte do Itapicuru, Andorinha, Antonio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Para Maricélia Araújo, acampada no povoado de Umburana, no município de Senhor do Bonfim e integrante do MST, essa é uma vitória para o movimento. “Não vamos mais ficar dependendo de ninguém a não ser do nosso trabalho. Vamos plantar para nossa subsistência e para a comercialização”, disse.

Da mesma forma falou Pedro Xavier, assentado da Fazenda Jibóia. “Estamos muito satisfeitos. Essa é a primeira vez que somos contemplados e não vamos abrir mão dessa oportunidade”, disse.

O programa

O semeando tem como objetivo incrementar e diversificar a produção dos pequenos agricultores baianos com sementes de qualidade. Para a aquisição das sementes o Governo do Estado disponibilizou, por meio de licitação, cerca de R$ 10 milhões.

Além da entrega das sementes, o programa desenvolvido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por intermédio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), conta com a parceria EBDA na capacitação e especialização dos agricultores para a produção de sementes e métodos alternativos para armazenamento e aumento da produtividade. Em contrapartida, as associações beneficiadas terão que fazer um banco de sementes, ou seja, guardar para o próximo plantio.