Mais dois territórios serão contemplados pelas ações do programa Semeando que já abrange 77 mil agricultores familiares de 241 municípios da Bahia. Amanhã (08), o secretário da Agricultura, Geraldo Simões, vai à cidade de Senhor do Bonfim participar do lançamento oficial da iniciativa nos territórios do Sisal e Piemonte Norte do Itapicuru.
Lá, cerca de cinco mil pequenos produtores, entre eles assentados, serão beneficiados com sementes de milho, feijão, vigna, mamona e hortaliças. Até o dia 15, serão distribuídas cerca de 2,5 mil toneladas de sementes para produtores que plantam durante a safra verão em diferentes municípios.
Para Simões, esse programa aproxima agricultores familiares da realidade, tornando-os mais competitivos e aptos a produzirem suas próprias sementes. “O semeando garante a distribuição de sementes de qualidade e adequadas à região, inserindo o segmento na participação da economia do estado”, afirmou.
Nos territórios do Sisal e Piemonte Norte do Itapicuru serão entregues 170 toneladas, nos municípios de Cansanção, Itiúba, Andorinha, Antonio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. No sábado, o secretário Geraldo Simões estará em Vitória da Conquista com o governador Jaques Wagner para mais uma entrega de sementes.
O semeando tem como objetivo incrementar e diversificar, com sementes de qualidade, a produção de 77 mil pequenos agricultores baianos, sejam eles de áreas de assentamentos ou da agricultura familiar. O programa teve início no último dia 31, em Seabra, e segue até dia 15 deste mês. Para a aquisição das sementes, o Governo do Estado disponibilizou, por meio de licitação, cerca de R$ 10 milhões.
Além da entrega das sementes, o programa desenvolvido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por intermédio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), conta com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à secretaria, na capacitação e especialização dos agricultores na produção de sementes e métodos alternativos para armazenamento e aumento da produtividade. Em contrapartida, as associações beneficiadas terão que fazer um banco de sementes, guardando para o próximo plantio.