A Bahia foi escolhida para sediar, quinta e sexta-feira (22 e 23), a partir das 9h, no Othon Palace Hotel, o Seminário do Programa FIDA no Brasil – Diálogo Nacional de Avaliação e Perspectivas, por ser um estado executor de projetos considerados modelos de referência para outros países na área de combate à pobreza.

O objetivo do encontro, que reunirá autoridades nacionais e internacionais, é refletir e discutir os avanços dos programas voltados às populações rurais mais pobres do país. O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) é o promotor do evento, organizado conjuntamente pelos governos federal e o estadual, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Três temas serão destaques no seminário – o papel do FIDA em um país de renda média como o Brasil, parcerias necessárias para apoiar o programa no país e medidas selecionadas para aumentar a eficácia em termos de desenvolvimento das operações do FIDA no Brasil. O entendimento sobre esses assuntos ajudará o governo do Brasil e o FIDA na definição de futuras estratégias de cooperações e parcerias.

Executora de importantes projetos na área de combate à pobreza no estado, a CAR vem expandindo, de modo significativo, sua atuação na zona rural, tendo concluído, com êxito, em dezembro de 2005, o Projeto de Desenvolvimento Comunitário da Região do Rio Gavião (Pró-Gavião).

Meta

Iniciado em 1997 e financiado pelo FIDA, com recursos de US$40 milhões, o Pró-Gavião teve como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias rurais da região do Rio Gavião por meio de investimentos que propiciaram o aumento da produção e produtividade agropecuária e agroindustrial. Suas ações – que até hoje se mantém e beneficiam pequenos produtores rurais em 13 municípios baianos -, superaram a meta inicial prevista para atender aos beneficiários, passando de 14.787 para 17.111 famílias atendidas.

Atualmente, o FIDA financia o Projeto Terra de Valor, que prioriza a participação direta dos homens e mulheres do campo na decisão e escolha das ações a serem implementadas em suas comunidades. A meta do projeto é atender 90 mil habitantes dos 34 municípios das regiões nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH.

Executado pela Sedir, por meio da CAR, empresa vinculada à secretaria, o projeto conta com US$ 60 milhões divididos igualmente entre FIDA e a contrapartida do Governo do Estado. Entre as ações do Terra de Valor, estão a ampliação da oferta hídrica com a construção de barragens, cisternas e sistemas de abastecimento d’água, investimentos em infra-estrutura básica, como instalação de energia solar e elétrica, construção de pequenas pontes e sanitários residenciais e apoio às microempresas rurais e à agricultura familiar para assegurar a segurança alimentar e o incremento da renda.

O Terra de Valor também prima pelo desenvolvimento ambiental, formação profissional, capacitação para o trabalho e fortalecimento das organizações comunitárias, com apoio ao comércio, inserção dos jovens nos mercados de trabalho urbano e rural e enfoque de gênero.