Mais de 1.200 pessoas estavam inscritas, até este sábado passado (24), para participar da 6ª Oficina para Inclusão Digital que será realizada de hoje (26) a quinta-feira (29) no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas inclusive durante o evento no local.

A abertura será às 14h30, com a presença de autoridades do Governo Federal e do Governo da Bahia, representantes das ONG’s participantes e demais entidades que apóiam o evento.

Após a solenidade de abertura haverá o lançamento do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid). Essa é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a sociedade civil organizada que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil. As informações do Onid também estarão disponíveis à comunidade em geral por meio de um portal.

A 6ª Oficina contará com oficinas de trabalho, painéis e debates, apresentação de casos de sucesso e também vai consolidar um documento sobre as melhores práticas para efetivação da inclusão digital no país. O evento é voltado a gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores de projetos de inclusão digital; ONG’s; entidades comunitárias e da sociedade civil.

A 6ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, sampa.org, RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor, Coletivo Digital, Cidadania Digital, Universidade Federal da Bahia e Governo do Estado da Bahia, envolvendo a Casa Civil, as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Cultura e Educação.

O evento conta com o apoio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social – Dataprev, Fundação Banco do Brasil, Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro e Caixa Econômica Federal. Tem o apoio de Companhia de Processamento de Dados da Bahia, Prefeitura de Camaçari, Instituto Anísio Teixeira, Via Forum, RNTW, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Projeto Casa Brasil, Gesac, Cultura Viva, Ministério das Comunicações e Ministério da Cultura.