A Oficina para Inclusão Digital, realizada nos últimos quatro dias, em Salvador, pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, reuniu 2.400 visitantes. Ao final do evento foi aprovada a Carta de Salvador, que será encaminhada ao Presidente da República, recomendando a criação de um conselho nacional para a inclusão digital, onde possam participar gestores públicos e membros da sociedade civil organizada.

O evento aconteceu com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura, Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prodeb – Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia. Estiveram envolvidos na oficina, 450 representantes de programas e projetos de inclusão digital de outros estados da Federação, além da Bahia. O único estado ausente foi Roraima.

Segundo Rodrigo Assumpção, secretário-Adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, “diferente das outras edições, a oficina em Salvador foi a que contou com maior participação de pessoas que estão na ponta do sistema. Apesar dos problemas relacionados, por exemplo, com infra-estrutura, já podemos observar uma integração significativa entre os diferentes programas de inclusão digital espalhados pelo país”.

Redução de custos

Além dos casos de sucesso selecionados para apresentar suas experiências durante as plenárias temáticas, foram realizadas 14 oficinas, entre elas, uma específica direcionada a inclusão digital dos servidores, por meio do uso do ambiente colaborativo Expresso.BA.

O Governo do Estado tem hoje em torno de 170 mil trabalhadores ativos e apenas 10% destes contam com uma ferramenta de trabalho colaborativa. Com a implantação do Expresso.BA pela Prodeb, pretende-se, até o final de 2008, disponibilizar o ambiente para aproximadamente 60 mil servidores públicos estaduais.

Por ser um ambiente desenvolvido em software livre, customizado pela Celepar – Companhia de Informática do Paraná e pela Prodeb, que agrega comunicação, tramitação de informações e documentos, gestão e agilidade em processos, o governo deixará de gastar com a aquisição e manutenção de licenças de soluções proprietárias para este número de servidores no período e promoverá a inclusão digital.

Outro destaque da oficina foi o Programa de Inclusão Sócio-Digital (Pisd) coordenado pela Secti, que conta hoje com 364 Centros Digitais de Cidadania implantados em 268 municípios.