Com um total de cerca de 154 mil habitantes, os municípios de Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Novo Triunfo e Ribeira do Pombal possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) da Bahia. Para discutir formas de integrar ações e políticas públicas que promovam o desenvolvimento da região do semi-árido, representantes destas sete cidades e do Governo do Estado participam de encontro iniciado ontem (12), em Ribeira do Pombal, a 299 quilômetros de Salvador.

“Existem recursos do Estado, da União e da iniciativa privada programados para esta região, mas queremos discutir as prioridades para cada área na intenção de melhorar a vida das pessoas”, disse o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, aos prefeitos e dirigentes de entidades da sociedade civil.

Segundo ele, em consulta feita às comunidades, educação, saúde, agricultura e geração de trabalho e renda foram apontados como necessidades mais urgentes para os próximos anos. “Isso só será possível se nos unirmos em torno de um projeto de desenvolvimento regional, que seja construído e executado através de parcerias”, defendeu.

“O diálogo é fundamental para definirmos que modelo de sociedade queremos. Temos muitos programas para a região, que serão implementados com a participação de todos, de forma muito democrática”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, destacando que estão previstas para os próximos anos a ampliação da assistência social, atendimento e ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, implementação do Programa Bahia Jovem, incentivo às atividades de aqüicultura e pesca e ações na área de segurança alimentar e nutricional.

Ainda ontem, os secretários visitaram o Hospital Regional de Ribeira do Pombal, a Escola Agrotécnica, cooperativas, unidades de beneficiamento de leite e mel e a unidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Hoje (13), a programação inclui a inauguração de obras executadas pela CAR do município de Várzea da Roça e reunião técnica com associações em Capim Grosso. Amanhã (14), último dia das atividades, serão sistematizadas as reivindicações e propostas dos municípios que participam do encontro.