A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e o Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) assinaram protocolo de intenções de cooperação técnico-científica e cultural. O objetivo é implementar programas, projetos e ações na busca pela modernização das áreas de ensino, pesquisa e extensão, por meio do uso das tecnologias.

O primeiro projeto é de capacitação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Inclusão Digital, que prevê, por exemplo, atividades relacionadas com recuperação e manutenção de equipamentos e formação profissional especializada no setor. A Prodeb e o Cefet serão apoiados pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) para chegar às comunidades que mais necessitam de tal investimento e onde se encontra grande parcela da população negra.

“As comunidades já têm experiências própria de organização e promoção do desenvolvimento que precisamos conhecer e buscar alternativas de trabalho conjunto”, disse o secretário de Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, que participou da cerimônia de assinatura do protocolo, ontem (22).

O diretor-presidente da Prodeb, Alexandre Junqueira, enfatizou que, além de promover a inclusão digital, o projeto contribuirá para a ampliação do quadro de profissionais especializados na área, que hoje encontram um mercado em expansão na Bahia.

“Estamos neste momento executando um plano de expansão do Cefet, que contempla a construção de novas unidades e de laboratórios itinerantes. Esta parceria nos dá a possibilidade de ofertar um melhor e mais amplo atendimento, inclusive no interior do estado”, afirmou a diretora-geral do Cefet, Aurina Oliveira Santana.