Como possibilitar o acesso da população baiana às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Esse é um dos principais temas em discussão na Semana Estadual de TIC, que começou hoje (5), no auditório do Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador. O evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com o apoio do Sebrae/Ba, acontece até sexta-feira (9), reunindo pesquisadores, empresários e estudantes da área de informática.

Presente à solenidade de abertura, o deputado federal Walter Pinheiro, afirmou que este é o momento para debater o desenvolvimento das TICs no mundo inteiro. “A Bahia precisa se inserir na rota da produção de programas de computador”, disse.

Titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, ele alerta que não basta fomentar o desenvolvimento das tecnologias. É preciso difundi-las para que toda a população tenha acesso a seus benefícios. “Atualmente, pouco mais do que 20 municípios baianos possuem acesso à banda larga. Portanto, temos o desafio de resolver este problema de infra-estrutura”, enfatizou Pinheiro.

O chefe de gabinete da Secti, Pedro Torres, representando o secretário Ildes Ferreira, explicou que o Governo da Bahia está empenhado na implantação do TecnoVia, parque tecnológico que terá a área de produção de softwares como prioritária. Ele citou também o programa de capacitação em TIC, cuja meta é formar vinte mil jovens do ensino médio em informática, preparando-os para o mercado de trabalho.

“Temos buscado ainda fomentar a criação de pólos de informática no interior do estado, a exemplo das cidades de Vitória da Conquista e Jequié, além do apoio incisivo ao Arranjo Produtivo Local de TIC, que envolve empresas e instituições de Salvador e Feira de Santana”, destacou.

O tema em discussão amanhã (6) será inovação, tendo como principal destaque, a convivência entre softwares livres e proprietários. O debate terá início às 14 horas e contará com representantes do Ministério do Planejamento (MP), da Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Microsoft. A programação completa está no site www.ticbahia.com.br/semanadetic.

A Tecnologia da Informação e Comunicação é um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, o que envolve hardwares, softwares e serviços. Os celulares, por exemplo, pertencem à área de comunicação. Em informação, a área que mais cresce no mundo é a de software, que diz respeito aos programas. Esses podem ser produzidos para escala comercial (como word e windows) ou criados para atender às necessidades específicas de uma empresa.