A Universidade Popular das Águas (Unihidro), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), realizará entre os dias 19 e 23 deste mês, o II Seminário do Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento marca o início das aulas da primeira turma de mestrado da Unihidro e acontecerá na sede da Uefs, no Módulo 5, sala Mt 54.

Para a coordenadora do Mestrado, Marjorie Nolasco, “o seminário permite a integração dos alunos e professores e promove a interdisciplinaridade que se consolida na diversidade dos temas abordados nas palestras, bancas e pré-bancas”. A programação prevê oito palestras, cinco pré-bancas e a realização da primeira banca do programa, no dia 22, às 14h, e a conclusão de um estudo sobre as ferramentas de análise da variabilidade pluviométrica do Nordeste.

O evento começa na manhã da segunda-feira (19), às 8h30, com a pré-banca sobre Modelagem do Perímetro de Irrigação da Maniçoba. Logo em seguida, a primeira turma de mestrandos da Unihidro inicia suas aulas letivas na sede da Uefs, com a professora Maria Helena Bersnosik, ministrando a disciplina Metodologia de Pesquisa. As aulas de metodologia seguintes acontecerão na sede da SRH, no Itaigara, todas as segundas-feiras, pela manhã.

Pela tarde, acontecerá a aula inaugural, com o professor Domingos Oliveira, da Universidade de Quebec, no Canadá (UQAM). Domingos vai expor a Metodologia de Aprendizagem por Problemas (APP). Em seguida, haverá uma mesa redonda composta pelo diretor-geral da SRH, Julio Rocha, e pelo reitor da Uefs, José Carlos. A programação do primeiro dia finaliza com o coquetel de lançamento do livro de Geotecnologias.

A recepção oficial dos mestrandos ingressos da Unihidro será no dia 22, às 9h30, quando serão feitos esclarecimentos gerais sobre o programa. Os alunos têm de cumprir um total de 16 créditos, sendo que cada crédito corresponde a uma carga horária de 15h. Metade dos créditos corresponde às disciplinas obrigatórias Metodologia de Pesquisa, Tirocínio Docente, Oficina 1 e Pesquisa Orientada. Os outros oito créditos serão preenchidos por meio das matérias optativas escolhidas pelos mestrandos, juntamente com seus orientadores, de acordo com as especificidades do projeto de pesquisa.

Ao longo do seminário, serão realizadas pré-bancas de temas, como o Levantamento de Estoque de Carbono, Modelagem de Antigas Trilhas Garimpeiras de Igatu e o Zoneamento Ecológico de Mucugê, na região da Chapada Diamantina. No dia 21, às 8h30, o tema da pré-banca é o saneamento ambiental nas comunidades reassentadas de Pedra do Cavalo, pesquisa da mestranda Ozineide Gusmão orientada pelo professor Carlos Uchôa, Coordenador Acadêmico da Unihidro.

A primeira disciplina optativa do mestrado da Unihidro, Sensoriamento Remoto, começa no último dia do seminário (23), pela tarde. As aulas desta matéria acontecerão na sede da Uefs, nos dias 23, 26, 27 e 28. Marjorie Nolasco, espera que no quarto seminário do programa, os mestrando da Unihidro estejam participando nas bancas e pré-bancas, finalizando suas atividades científicas. Mais informações sobre o seminário pelo eletrônico www.uefs.br/ppgm.