O Centro Administrativo da Bahia (CAB) já conta com 48 terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil para os funcionários públicos do Estado lotados no local. O número representa um acréscimo de 30 terminais aos 18 que já existiam no CAB.

No estande do BB instalado no Centro de Convenções do CAB, também conhecido como ‘prédio da balança’, estão disponíveis 14 terminais de auto-atendimento, além de 20 caixas. O estande – que tem 40 funcionários, sendo 20 caixas e mais 20 pessoas na equipe de pronto-atendimento – está funcionando como embrião da futura agência do BB no CAB, até a mudança para um prédio definitivo, o que deve acontecer no prazo de 180 dias.

Atualmente os funcionários do CAB têm à disposição cinco mini-agências espalhadas pelas secretarias da Educação (SEC), Fazenda (Sefaz), Infra-Estrutura (Seinfra), Administração (Saeb) e no prédio das Voluntárias Sociais.

Além disso, o Banco do Brasil montou um estande no Instituto do Cacau, no Comércio, que contabiliza oito terminais, 20 caixas e mais 20 atendentes. O passo -a-passo para realização de saques nas agências e terminais eletrônicos do Banco do Brasil está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O banco também está distribuindo folders ilustrativos do processo nos principais pontos de circulação de servidores do Estado.

Prazo final para migração

O diretor de Administração de Recursos Humanos da Saeb, Robson Carvalho, lembra que o prazo para efetivação da conta no Banco do Brasil termina no dia 9 de dezembro. “Todos os servidores e pensionistas devem finalizar a abertura de suas contas até essa data porque, a partir de dezembro, os salários serão depositados, impreterivelmente, no Banco do Brasil”, informou.

Para concluir a migração é preciso, inicialmente, realizar a consulta do número e endereço da agência através do www.portaldoservidor.ba.gov.br. Em seguida, basta dirigir-se ao local indicado para validar a conta, fazer o registro de senhas e a assinatura de contrato. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento (se for o caso) e cópia do último contracheque. Como comprovante de residência, será aceita uma das contas de água, luz ou telefone fixo, emitida em qualquer dos últimos três meses no nome do servidor ou pensionista.

Mais informações na Central de Atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 (capital) e 0800-729-0001 (demais localidades). Ao ligar para qualquer um destes números, o servidor ou pensionista deve digitar a opção 8, e em seguida a opção 1.

Horários especiais

O atendimento em horários especiais segue até amanhã (30), quando as agências abrirão das 8h às 18h para a conclusão da migração. Quem já realizou a abertura da conta poderá sacar o salário depositado, nesses mesmos horários.

Participam do esquema de plantão as agências de Salvador e Região Metropolitana, além das agências de Alagoinhas, Feira de Santana, Catu, Pojuca, Amargosa, Brumado, Caetité, Guanambi, Itapetinga, Jequié, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Valença, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Seabra, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.

Também até amanhã, excepcionalmente, eventuais problemas relacionados à utilização de senhas poderão ser resolvidos em qualquer agência do BB, quando o padrão é que a senha seja regularizada somente na agência em que o cliente possui a conta.

No mesmo prazo, quem regularizou a conta, mas não validou seu cartão magnético, poderá fazê-lo em qualquer agência, mediante apresentação da carteira de identidade. Quem estiver sem cartão também poderá efetuar saques em todas as agências, somente até sexta-feira, apresentando documento de identidade. Entretanto, a orientação do Banco do Brasil é que a retirada do cartão seja feita o quanto antes, já que esta é uma ferramenta importante para evitar a ocorrência de fraudes.