Pela segunda vez consecutiva, Salvador hospeda a Global Bioenergy Americas 2007, um grande evento internacional do setor de agroenergia, que será realizado de amanhã (28) até o dia 2 de dezembro. O evento é uma parceria entre a Fenagro, a Consultoria Empresarial Brasil Itália (Cebi) 2000 e o Governo do Estado.
O Congresso Internacional trará as novidades e oportunidades do setor, através de palestrantes nacionais e internacionais. Haverá ainda o Dia do Investidor, que acontece no sábado (1) com o tema Bioenergia – Oportunidades de Investimentos na Bahia, quando o Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) apresentará suas oportunidades de negócios e áreas de investimento, além do painel sobre o Programa BahiaBio.
De acordo com o superintendente de Políticas do Agronegócio, Eujácio Simões, o BahiaBio está inserido num novo sistema de produção agrícola, a agroenergia, responsável pela produção de matérias-primas energéticas renováveis que deverão gradativamente substituir a energia oriunda do petróleo e do carvão.
“A meta é atingir em oito anos a marca de 7,8 milhões de metros cúbicos de etanol e 773 mil metros cúbicos de biodiesel, além de gerar energia e créditos internacionais de carbono. Para isso, o Governo já começou trabalhar em diversas vertentes. Uma delas é o incentivo à produção de oleaginosas por agricultores familiares, garantindo a compra através de convênio assinado com a Petrobras e isenção de 5% para as usinas de se instalarem nas regiões do Semi-árido e Oeste e de 7,5% para as demais regiões do estado”, explicou Simões.

Oportunidades

O evento oferecerá um panorama atual da bioenergia e suas perspectivas, além das novidades e oportunidades para a produção e comercialização de biogás, etanol, biodiesel, óleo vegetal puro, pellets, e o promissor mercado de créditos de carbono. O resgate social através dos biocombustíveis aparecerá em boa parte das palestras, algumas específicas sobre o assunto.
Paralelamente ao congresso, haverá uma feira com empresas brasileiras e estrangeiras que estarão apresentando seus produtos e serviços. A intenção dos organizadores é transformar Salvador na Capital Mundial da Bioenergia, durante a maior feira do agronegócio do Norte/Nordeste, trazendo a Bahia para o centro das discussões das soluções energéticas sustentáveis para a América Latina.