O potencial da aqüicultura e da pesca está sendo mostrado pela Bahia Pesca, ligada à Secretaria da Agricultura (Seagri), durante a 20ª edição da Festa Internacional da Agropecuária (Fenagro), que abriu os seus portões no último sábado e se estende até domingo (2) no Parque de Exposições de Salvador. O maior evento agropecuário do Norte-Nordeste mostra, em 100 metros quadrados, todo o trabalho da empresa, com destaque para a pesca artesanal e o modelo de produção familiar.

A Bahia possui 1.180 quilômetros de costa, além de numerosos rios, bacias e barragens que recortam o litoral e o interior do estado. A instituição mostra na Fenagro que o estado é o lugar ideal para a captura e o cultivo de diversas espécies de peixes, crustáceos e moluscos de qualidade. São mais de 40 mil famílias vivendo diretamente dessas atividades, fazendo da pesca e da aqüicultura meios eficientes de desenvolvimento social.

A Bahia Pesca expõe, em um tanque escavado de 35 metros cúbicos, os aspectos construtivos de um viveiro para a piscicultura e indica as espécies de peixe que podem ser cultivadas na região. Na exposição, a empresa coordena uma demonstração de criação de peixes em tanques-rede, tipo de cultivo que facilita a engorda do animal e é uma das inovações tecnológicas desenvolvidas pela Bahia Pesca. Tambacu, surubim, pacu, carpa, tambaqui e tilápia são os peixes expostos.

A empresa ainda mostra o Bijupirá, uma das espécies mais valorizadas com a qual a Bahia Pesca desenvolve um projeto de piscicultura marinha através também do intercâmbio de tecnologia. O visitante ainda poderá obter informações técnicas com alguns técnicos da empresa que se encontrarão no local.

Serão distribuídos materiais informativos sobre como consumir e comprar um peixe de qualidade. A novidade implantada pela empresa é a salga do surubim, peixe nobre, que se o público aprovar o sabor será lançado como produto no mercado baiano.

A participação da Bahia Pesca em eventos dessa natureza possibilita aos pescadores e piscicultores o acesso às informações e aos conhecimentos tecnológicos aplicados para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Capacitação

O beneficiamento, o processamento e a culinária de pescado, assim como as formas de cultivar peixes são temas das oficinas oferecidas pela Bahia Pesca, durante a Fenagro.

O curso sobre técnicas de beneficiamento, processamento e culinária de pescados é voltado para o desenvolvimento da agropecuária da região metropolitana de Salvador e uma das atividades que os agricultores familiares e visitantes poderão conferir no estande institucional da Bahia Pesca. O curso terá início com a exposição das características do pescado (qualidade, frescor) e os cuidados com o manejo do pescado (abate, resfriamento, condicionamento e higienização).

Em seguida o treinamento abordará o processamento e o beneficiamento de pescado, ensinando tipos de cortes, defumação e salga. A última etapa do treinamento será a culinária, com o preparo de diferentes pratos com pescados in natura, salgados e defumados. Outro curso da empresa é o de Piscicultura, cultivo de peixes, que podem ser de água doce, salobra ou salgada.