O último dia, hoje (9), da Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi dedicado à discussão dos caminhos da política de tecnologia do Governo do Estado da Bahia. Com este propósito, foi organizado, em parceria com a Prodeb – Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, o seminário Perspectivas em TIC para o Estado.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, representando o governador no evento, afirmou que “a inovação não se resume à aquisição de equipamentos. Está também relacionada, especialmente, com a questão do apoio às pessoas, aos recursos humanos, porque eles garantirão a sustentabilidade destes processos”.
Manoel Vitório da Silva Filho, secretário da Administração, ressaltou que as tecnologias de informação e comunicação devem, sobretudo, atender aos cidadãos. ¨Estamos trabalhando de modo que as tecnologias contribuam para a eficiência da administração pública, buscando construir um governo mais sólido, transparente e inovador”.
Sobre este assunto, Alexandre Vasconcelos Junqueira, diretor-presidente da Prodeb, afirmou que o grande desafio do encontro é colocar “em discussão questões de TIC, no contexto das relações entre governo e cidadão. Portanto, é importante debater a inserção da tecnologia nas políticas públicas, especialmente, em um momento em que elas se misturam e nos permitem ousar em soluções antes não possíveis”.
O deputado federal Walter Pinheiro, disse que o Brasil está vivendo um momento importante porque, pela primeira vez, pode fazer ao mesmo tempo, o que os outros países estão fazendo e que este é um processo impulsionado pelas tecnologias. “O acesso às tecnologias ainda é uma grande desafio, que envolve várias questões, como a discussão sobre a ampliação da banda larga. Temos que disponibilizar as tecnologias para a população de maneira a gerar mais emprego, negócios e serviços”.
Também participaram da cerimônia de abertura, Marcos Vinícius Mazoni, diretor-presidente da Serpro, e Afonso Bandeira Florence, secretário de Desenvolvimento Urbano. O evento também foi transmitido pela internet.

Geração de emprego

A Bahia hoje representa apenas 3% da indústria de TIC. Para reverter este quadro e impulsionar a geração de emprego na área de tecnologia, está em fase de implementação o Programa Estadual de Qualificação em Informática, que pretende capacitar para o mercado de TIC, jovens de escolas da rede estadual.
Para Álvaro Santos, do Órgão de Gestão Estratégica de TIC (Ogetic) da Casa Civil, além de investir em infra-estrutura tecnológica e na geração de emprego, deve-se também promover ações de inclusão sócio-digital para que os cidadãos possam fazer uso dos serviços públicos ofertados através da tecnologia.