Para os quase 200 empreendedores de diferentes setores da agroindústria que estão expondo no Agroportal da Fenagro 2007 o evento é uma oportunidade única de apresentarem seus produtos às principais associações de atacadistas, distribuidores e varejistas do estado. No Agroportal, além do espaço para mostrar sua produção, os pequenos, médios e grandes agroindustriais podem participar das rodadas de negócios coordenadas pelo Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), órgão vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração. O resultado é o fechamento de negócios que terão desdobramentos na economia de todas regiões do estado.
“Está sendo uma experiência fantástica. Não estamos acostumados com esse estreitamento com os pequenos produtores”, diz entusiasmado o presidente da Mix Bahia Supermercados, Josué Teles de Araújo, que participa pela primeira vez do Agroportal. A Mix Bahia é uma associação que reúne 11 pequenos e médios supermercados de Salvador e Região Metropolitana. Seu presidente revela que, como resultado da participação no Agroportal, vai propor aos associados a criação de um espaço em cada um dos estabelecimentos para comercialização de itens da agroindústria, como licores e artesanato.
De acordo com Araújo, se proposta se concretizar, o próximo passo será resolver a questão da logística. “Já temos o projeto para o Centro de Distribuição da Mix Bahia, que deverá ser instalado no próximo ano, provavelmente em Lauro de Freitas. Com sua construção, poderemos centralizar as demandas de todos os supermercadistas interessados nos produtos da agroindústrias”, conta o presidente da entidade.
As oportunidades de negócios são tantas que algumas vezes surpreendem os próprios participantes. A representante dos produtos Aroma dos Deuses, Patrícia Niella Souza, foi ao Agroportal com o objetivo de divulgar e vender franquias da marca que trabalha com cosméticos à base de chocolate e cardomono e acabou fechando um contrato para comercializar licor de cacau produzido pela sua família. “Eu tenho uma franquia da Aroma dos Deuses localizada no município de Canavieiras. Lá vendo os licores, que são permitidos pela rede por serem também à base de chocolate. Com isso, lucrei duas vezes no Agroportal”, diz a empresária.
Na avaliação de coordenadora do Agroportal, Cândida Navarro, o resultado da movimentação financeira das rodadas de negócios e dos contratos firmados no Agroportal só poderá ser conferido a médio e longo prazo. “Os acordos comerciais fechados aqui terão desdobramentos ao longo dos próximos meses e anos. Por isso, não queremos fazer uma estimativa inicial. Ela não refletiria o real resultado do evento”.
Instalado numa área de três mil metros quadrados, o Agroportal é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), em parceria com as secretarias da Indústria e Comércio (Sicm) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Associação Baiana de Supermercados (Abase), Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia (Asdab), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sebrae.